Brasil e Paraguai Iniciam Negociações para Revisar Tratado de Itaipu

Na próxima semana, o Brasil e o Paraguai começarão as negociações para revisar uma parte do tratado de Itaipu que estabelece as regras de comercialização da energia gerada pela usina. A informação foi anunciada pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, nesta quinta-feira (19).

De acordo com Verri, o Conselho de Administração de Itaipu terá uma reunião agendada para a próxima quinta-feira (26), na sede do Ministério de Minas e Energia, em Brasília. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, devem participar do encontro.

“Nessa data, o presidente Lula estará presente, o presidente Santiago Peña também. Será aberta a negociação do anexo C. Portanto, dia 26 de outubro é a data que marca o início das negociações”, afirmou Verri.

O anexo C é uma parte do tratado de criação da usina binacional de Itaipu, de 1973, que define as regras de comercialização de energia, incluindo as condições de fornecimento, custos, receita da usina e outras regras financeiras e de prestação de serviços.

O tratado estabelece que o anexo C seja revisado após o pagamento das dívidas contraídas para a construção da usina, cuja última parcela foi quitada em fevereiro deste ano.

O Brasil e o Paraguai têm direito a 50% da energia produzida por Itaipu cada, mas o Paraguai consome menos energia do que tem direito, vendendo o excedente ao Brasil.

“A Itaipu, dentro do tratado tem um papel: somos auxiliares técnicos, fazemos as planilhas, os números, e repassamos ao Ministério de Relações Exteriores que vai ser o negociador, assim como o ministro de Relações Exteriores do Paraguai”, afirmou Verri durante uma audiência na Comissão de Infraestrutura do Senado.

Em julho, durante uma visita ao Brasil, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, demonstrou otimismo nas negociações e defendeu que a usina seja uma fonte de desenvolvimento para ambos os países, visando a geração de recursos para investimentos futuros.

Share this post

PinIt

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    scroll to top
    Instagram
    Tiktok
    YouTube
    YouTube