O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) perdeu uma ação no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e foi ordenado a remover dez postagens de conteúdo transfóbico de suas redes sociais. A decisão foi tomada pela juíza Priscila Faria, da 12ª Vara Cível de Brasília, que classificou as publicações do deputado como “discurso de ódio”, que correm o risco de incentivar a violência.
Segundo o jornal “O Globo”, as postagens problemáticas estão ligadas a um discurso feito pelo deputado no Dia Internacional da Mulher, no qual ele usou uma peruca e se autodenominou “Nikole”. O conteúdo em questão inclui vídeos do discurso de Ferreira, bem como de terceiros elogiando sua conduta nas redes sociais.
“A situação não se trata de uma simples postagem prejudicial à causa LGBTQIA+ ou um debate de ideias relacionadas ao papel parlamentar, mas de um conjunto de postagens destinadas a negar a existência da identidade de gênero e a espalhar hostilidade, o que aumenta o risco de violência”, escreveu a juíza em sua decisão. (Foto: Reprodução/Internet)